segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Encontro de Pescadoras da Região Baixada Maranhense

Por Maria José Pacheco - CPP Nacional 


Nos dias 04 e 05 de dezembro, aconteceu o Encontro de Pescadoras da Baixada Maranhense. O encontro foi fruto do planejamento da Articulação Estadual das Pescadoras do Maranhão que planejou 6 encontros regionais a fim de difundir entre as pescadoras a luta pelo reconhecimento das doenças ocupacionais e a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. O momento teve como objetivo provocar a organização e a articulação das pescadoras para identificar problemas comuns e lutar pelos seus direitos.

O encontro aconteceu no município de Cururupú e a coordenação do evento teve à frente Ana Ilda Nogueira de Santa Helena e Luciene Sales de Pio XII e contou com a colaboração do sindicato de Pescadores de Cururupu, principalmente com o apoio do Senhor Marinaldo. 

Na ocasião, as mulheres levantaram os principais desafios das pescadoras da região, estudaram a cartilha sobre doenças ocupacionais e discutiram sobre território ameaças e luta por direitos.

Como resultado, o evento constituiu uma comissão regional que destacarão duas pescadoras que irão compor a articulação estadual das pescadoras do Maranhão. As mulheres apontaram vários desafios e foram sistematizadas prioridades para enfrentarem juntas. O encontro contou com mulheres de inúmeras comunidades que saíram comprometidas em difundir as informações sobre a campanha e entrar na coleta de assinaturas. Foi um momento rico de troca de experiência, fortalecimento da auto-estima e ânimo para a luta coletiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário