Cartilhas do MPP

Conheça algumas das Cartilhas já produzidas pelo Movimento dos Pescadores e Pescadoras artesanais (MPP), com uma breve descrição de cada uma delas:


  • 1 - Cartilha Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre Território Pesqueiro

A Cartilha apresenta os principais pontos do Projeto de Lei 131/2020, que dispõe sobre o reconhecimento, proteção e garantia do direito ao território de comunidades tradicionais pesqueiras.  No primeiro e segundo capítulos é apresentado o que diz a Constituição Federal sobre a diversidade cultural no Brasil e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Nos três capítulos seguintes são apresentadas as idéias contidas no projeto de lei que garante o direito ao nosso território tradicional pesqueiro, tais como: O que é comunidade tradicional pesqueira? Como fazer para reconhecer esse território? O estabelecimento de políticas públicas específicas e outros assuntos importantes.

Ano de lançamento: 2012



- Download da Cartilha 👇



  • 2 - Cartilha Automonitoramento da Produção da Pesca Artesanal

A Cartilha debate a importância do Automonitoramento da Produção Pesqueira para o controle dos estoques pesqueiros e para o empoderamento dos pescadores e pescadoras artesanais, que passam a ter maior controle sobre a sua produção. A publicação também apresenta uma proposta de método para o Automonitoramento.

Ano de Lançamento: 2021


- Download da Cartilha 👇



  • 3 - Cartilha 10 anos de luta e resistência na defesa do território pesqueiro e na construção do Projeto Popular para o Brasil
A publicação faz um histórico do processo de fundação do MPP, as principais lutas do movimento, suas principais bandeiras e os  seus símbolos.

Ano de lançamento: 2021


-Download da Cartilha 👇



  • 4 - Cartilha de Formação para o Tribunal Popular da Economia do Mar
Cartilha de formação utilizada para apresentar a proposta do Tribunal Popular da Economia do Mar.
Além da metodologia, a cartilha também traz o histórico de criação do Tribunal Popular da Economia do Mar, nas primeiras experiências no sudeste asiático, e o posterior lançamento da atividade no Brasil.

Ano de lançamento: 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário