terça-feira, 11 de julho de 2023

MPP Piauí realiza seu Encontro Estadual em Ilha Grande e elege nova coordenação estadual

O Encontro reuniu pescadores e pescadoras e representações das instituições pesqueiras sociais, entidades de apoio a pesca artesanal e direitos humanos e representantes do poder público para discutir o fortalecimento de políticas públicas para os territórios pesqueiros no Piauí.

Nos dias 08 e 09/07 foi realizado o Encontro do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais
do Piauí -MPP PI. Esse Encontro aconteceu na Escola Marocas Lima, no município de Ilha Grande, no litoral piauiense. Os encontros estaduais do MPP irão acontecer nos demais estados onde o MPP atua, para que em novembro deste ano seja realizado o grande encontro Nacional do MPP com todos os estados. 

Além de discutir sobre as situações adversas ocasionadas pelos impactos dos grandes projetos instaurados nos territórios tradicionais pesqueiros do litoral do Piauí, foi um momento de renovar a Coordenação Estadual do MPP. A nova coordenação cumpriu a premissa de igualdade e equidade de gênero, sendo escolhidas três pescadoras e três pescadores para a coordenação que será colegiada. Isso mostra uma maturidade metodológica e política, o que na avaliação dos/das participantes irá fortalecer mais ainda a participação e representações dos/das militantes do MPP PI para fazer suas lutas. 

O Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP esteve apoiando e participando desse importante encontro para fortalecimento do MPP PI e para a continuidade das lutas pelo bem viver nos territórios pesqueiros. Para a Secretária-executiva do Regional CPP Ceará e Piauí, Camila Batista, esse encontro do MPP PI foram dias de muita força e resiliência para defesa e manutenção das lutas para o bem dos territórios pesqueiros no Piauí. “O encontro contou com uma grande representação e participação de pescadoras e pescadores dos quatros (4) municípios do litoral, Murici dos Portelas e pescadores da Resex do Delta, da Ilha das Canárias (MA). Além disso, o MPP PI conseguiu trazer os agentes públicos governamentais, buscando estabelecer os compromissos de atuação diante das demandas apontadas e esclarecimentos que possam gerar resultados na mudança desejada em prol das comunidades pesqueiras, podendo ter continuidade de articulações na perspectiva de atender as demandas futuras dos territórios pesqueiros”, apontou. 

Para a pescadora artesanal e coordenadora do MPP Piauí, Maria Celeste Sousa, o encontro serviu para apresentar as demandas dos povos das águas. “Esse encontro foi planejado por um coletivo de companheiros, parceiros, assim estamos muito felizes de estarmos reunidos aqui neste espaço, vários companheiros (as), setores institucionais, governamentais, para firmar as lutas e construirmos juntos, trazer as demandas em defesa dos direitos à água, à vida e ao território. Direitos esses que nos últimos anos vêm sendo exterminados pelo capital. Então, estamos aqui para continuar esse diálogo em defesa da pesca artesanal”, destacou.

Essa estratégia do encontro em envolver e convidar os agentes do Governo foi considerada exitosa pois foi exposto o cenário no qual estão imersos/imersas os pescadores/as artesanais e foram estabelecidas condições para que a pesca artesanal se torne cada vez mais valorizada e reconhecida dentro do estado do Piauí. Para que sejam feitas ações e políticas públicas para garantir os territórios aos pescadores e pescadoras. “Por isso, esse encontro discutiu sobre ações sustentáveis, além de debates sobre os conflitos que atingem as comunidades tradicionais pesqueiras e os impactos que colocam em risco o modo de vida dos pescadores/as artesanais e as lutas das organizações comunitárias. Além disso, escolhemos coordenações colegiadas com participação de mulheres e homens das águas para conduzir o movimento pelos próximos anos”, conclui Maria Celeste. 

O encontro reuniu pescadores (as), representantes de colônias, associações, sindicatos de pescadores (as) dos munícipios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba, Murici dos Portelas, Ilha Grande e Ilha das Canárias, Resex do Delta, lado Maranhense (MA). Representantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais - MPP Nacional do Sul e do Ceará. Teve também participação dos agentes do poder público do Governo do Piauí (Secretaria de Relações Sociais e Secretaria da Agricultura Familiar), Governo Federal (Superintendência de Pesca e Aquicultura do Piauí – MPA) e municipal de Ilha Grande (Secretaria de Pesca e Agricultura). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário