quarta-feira, 1 de junho de 2016

Proteja as espécies ameaçadas de extinção!

Nossas espécies ameaçadas estão sem qualquer proteção. Você precisa agir agora!A Justiça Federal suspendeu por liminar os efeitos da Lista que protegia 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos. Sem essa proteção legal, o tubarão-martelo, cavalos-marinhos e centenas de outras espécies vitais para os nossos rios e mares estão sem qualquer proteção e sendo levadas à extinção.

Assine aqui para mostrar seu apoio ao restabelecimento da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas. Sua assinatura fará a diferença entre ter ou não proteção para essas espécies.

==

O destino de centenas de espécies está em suas mãos. Desde junho de 2015, 475 peixes e invertebrados aquáticos ameaçados estão sem qualquer proteção legal porque a portaria nº 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente foi suspensa por liminar da Justiça Federal.

Além disso, hoje existe um projeto de Decreto Legislativo (PDC 36/2015) no Congresso querendo revogar essa Lista Vermelha, e os parlamentares estão prontos para aprová-lo, contra a vontade da sociedade brasileira e na contramão dos deveres constitucionais, de proteção à fauna e da proibição de práticas que coloquem as espécies em risco de extinção, imputados ao poder público para que seja efetivado o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (Artigo 225, § 1º inciso VII).

O processo científico de avaliação do estado de conservação de quase 5.400 espécies aquáticas envolveu em torno de 400 especialistas das melhores instituições de pesquisa do país e representa um dos maiores esforços de conservação desses grupos de animais feitos por um único país no mundo.

Ao perder sua proteção legal, o tubarão-martelo, os cavalos-marinhos e centenas de outras espécies importantes e indefesas estão sob um risco extremamente alto de extinção. Muitos dos habitats dessas espécies também estão sendo destruídos pela construção de hidrelétricas, desmatamento, poluição e pesca irregular. Isso trará, com certeza, consequências indesejáveis para a economia nacional, nossa biodiversidade e qualidade de vida das comunidades ribeirinhas e costeiras.

Ano passado várias cartas abertas foram escritas e assinadas por cientistas renomados, organizações ambientais e da pesca artesanal, mas nada aconteceu até agora. Nós temos que mostrar para a Justiça Federal e para o Congresso Nacional que essas espécies merecem proteção porque cada uma delas, suas funções ecológicas e serviços ecossistêmicos prestados são muito importantes. Isso é essencial e urgente para o Brasil e o mundo. 

Vamos proteger essas espécies antes que seja tarde demais!

Nós pedimos que você use um minuto do seu tempo e mostre seu apoio irrestrito ao restabelecimento imediato da Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Acesse a Petição e assine! https://goo.gl/izObB5

Nenhum comentário:

Postar um comentário