sábado, 14 de maio de 2016

Comunidade pesqueira de Croatá (MG) retoma território tradicional

Comunidade tradicional de Croatá retoma território tradicional e divulga nota. Confira logo abaixo!

Na tarde do dia 13 de Maio de 2016, nós, quilombolas, pescadores e vazanteiros, da comunidade do Croatá, retomamos parte de nosso território quilombola e pesqueiro, às margens do rio São Francisco, no município de Januária (MG).

Estamos cercados pelo latifúndio e cansados de observar o processo severo de degradação do território por: desmatamento com tratores, destruição de lagoas marginais pela formação de pasto e pisoteamento por criação de gado em áreas de preservação permanente.

As lagoas marginais são os berçários de peixes do nosso rio São Francisco, toda esta destruição tem ameaçado o nosso modo de vida e os bens da natureza. Além disso, os fazendeiros da região têm impedido o direito de ir e vir da comunidade, cercando e colocando cancelas nas áreas de acesso ao rio, áreas da União.

Ao todo, são cerca de mais de 160 famílias, dentre eles crianças, idosos, adolescentes e adultos que reivindicam seu território tradicional.

A área, parte do território retomado, até então apropriada criminosamente por fazendeiros, é patrimônio da União. Neste sentido, solicitamos à SPU que demarque e regularize o nosso território tradicionalmente ocupado. Como pescadores e vazanteiros necessitamos de um rio preservado e por isso exigimos a regularização do território pesqueiro, já!

Comunidade Quilombola Pesqueira/Vazanteira Croatá

Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP)

No rio e no mar, pescadores na LUTA.
Nos açudes e barragens, pescando Liberdade.
Hidronegócio, resistir.
Cerca nas águas, derrubar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário