quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Em Pernambuco, seminário debate pesca artesanal com foco em territórios pesqueiros

Por assessoria de comunicação do CPP Nacional 


O IV Seminário Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental: territórios pesqueiros reunirá no Recife, entre os dias 26 e 28 de novembro, pescadores e pescadoras artesanais, gestores públicos, agentes não governamentais, representantes de comunidades pesqueiras e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais que trabalham com o tema para debaterem aspectos relativos à pesca artesanal em suas múltiplas dimensões, tendo como foco os territórios pesqueiros.

O evento, uma iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco por meio da Coordenação Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia (CGEA), e que conta com a parceria do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), proporcionará subsídios para políticas públicas, ações do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e para o próprio debate sobre a temática abordada. Haverá ainda o estímulo para que estudantes e pesquisadores aumentem seu interesse pela pesca artesanal na perspectiva de serem realizados novos estudos dentro deste assunto.

Junto ao MPP e outros parceiros, o CPP levará a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras para o momento. A ação pretende, além de fortalecer a discussão dentro do seminário, ampliar o número de assinaturas para o projeto de lei que visa regularizar o território pesqueiro.

“O seminário trará questões relevantes sobre o direito das comunidades tradicionais pesqueiras, principalmente, no que abrange o direito ao seu território. Será o momento de aperfeiçoarmos mais a ação da Campanha”, comenta a secretária executiva do CPP Nacional, Maria José Pacheco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário