Por Mª Arméle Dornelas - assessora de comunicação do CPP Nacional
Na tarde do penúltimo dia da 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB), que acontece desde o dia 02 no Centro Cultural de Brasília, a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras lançou seu vídeo institucional, que teve o apoio da própria SSB para sua realização. O intuito é fortalecer a causa de pescadores e pescadoras artesanai
s junto às pastorais sociais, os organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os movimentos sociais e a sociedade civil organizada.
O trabalho, produzido pela produtora Nigéria, de Fortaleza, aborda a importância de intensificar a coleta de assinaturas do abaixo-assinado que propõe o projeto de lei para regularizar o território de comunidades pesqueiras, ameaçado pelo modelo de desenvolvimento adotado pelo estado. “Precisamos garantir nossa cultura, nossa tradição. Queremos garantir o pescado de qualidade na mesa de brasileiros e brasileiras. Para isso, precisamos preservar nosso território”, discursou a pescadora artesanal, Josana Pinto, após a exibição da produção.
O Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) animou a plenária da 5ª Semana Social Brasileira após a apresentação do vídeo, levando o hino da Campanha para todos os presentes e fortalecendo o coro na busca pela garantia dos direitos de comunidades tradicionais pesqueiras de todo Brasil.
Em breve, o vídeo será disponibilizado em nosso canal do youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário