segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Território Pesqueiro é tema de oficina no Profetas nas Bases

Por Severino Antônio - CPP NE II


Realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o XIX Seminário dos Profetas nas Bases com o tema A Fé gera profetismo, e o lema Qual o gesto concreto da tua Fé?, realizado pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em conjunto com a Comissão de Justiça e Paz/CJP-Macau, reuniu mais de 80 jovens dos municípios de Ipanguaçu, Jandaira, Pendência e Macau.

Durante os três, dias eles refletiram sobre o documento de aparecida e a preferência da igreja pelos pobres; CEBs e a juventude nos dias de hoje; Meio ambiente e a participação dos Jovens nos dias de hoje; Os impactos nos Territórios Tradicionais Pesqueiros, a Luta e Culturalidade dos Pescadores Artesanais.

Em sua XIX edição, o seminário profeta nas bases proporcionou troca de experiência entre os participantes, promovendo uma ampliar articulação da juventude do zonal da Arquidiocese de Natal.

Como gesto concreto, a juventude participante e os organizadores se dispuseram em continuar a articulação dos jovens no propósito de aprofundar as questões relacionadas à juventude, e também em contribuir com a divulgação e sensibilização da sociedade sobre a importância da Campanha Nacional pela Regularização dos Territórios das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. 

Os Territórios pesqueiros da região têm sido constantemente ameaçados, seja pela extração petrolífera, ocupação da área pelas salineiras, os empreendimento de criação de camarão e recentemente pela implantação de parques eólicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário