segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Nota de Solidariedade e Pesar do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais ao Povo Pataxó Hã Hã Hãe


Nós do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil – MPP, repudiamos todos os tipos de violência e violação de direitos humanos e desrespeito contra o Povo Indígena Pataxó Hã Hã Hāe que no último dia 21/01/2024, foram vítimas da ação covarde e violenta do grupo de ruralistas intitulados de “invasão zero", durante a retomada do seu território ancestral.

O único objetivo dessa ação criminosa é de perpetuar a violência que chega aos territórios impulsionada pelo ódio e pelos interesses econômicos de ruralistas que tem como objetivo privatizar, mercantilizar, matar a terra, às águas e seu povo. O Povo Indígena Pataxó Hã Hã Hãe tem o direito ancestral de exercer de forma livre sua cultura ancestral, seus modos de vida, viver, trabalhar e cultuar seus encantados com respeito e dignidade.

Acompanhamos com muita tristeza a situação vivida pelo nosso irmão de muitas lutas Cacique Nailton que foi atingido no rim sendo preciso passar por procedimento cirúrgico e teve sua irmã Maria de Fátima Muniz Pataxó assassinada, conhecida por Nega Pataxó pelos diversos movimentos dos povos indígenas e comunidades tradicionais.

Nesse momento, nos solidarizamos com nossos parentes indígenas e pedimos que o Estado seja penalizado por essas mortes e pelos crimes permanentes contra o Povo Pataxó. O Estado brasileiro precisa atuar de forma ativa para punir os culpados e não para protegê-los como aconteceu neste dia 21/01/2024. A permanência do Povo Pataxó em seu território não pode ser negociada as custas de suas vidas, onde o mesmo Estado que deveria lhes garantir proteção, negocia a falsa intermediação e solução. Acreditamos que somente com a demarcação imediata do Território do Povo Pataxó Hã Hã Hãe é possível assegurar a segurança do povo.

Reafirmamos aqui todo nosso apoio e solidariedade ao Cacique Nailton e todo Povo Pataxó Hã Hã Hãe e a Teia dos Povos da Bahia.

Nega Pataxó, Presente Semente!

 

“No Rio e no Mar: pescadores na luta.

Nos açudes e barragens: pescando liberdade.

Hidronegócio: resistir.

Cercas nas águas: derrubar.”

  

@mppbrasil

 

Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil - MPP
Brasília, 22 de janeiro de 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário