terça-feira, 17 de novembro de 2020

 

 
Desde ontem, segunda-feira (16), nós do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) estamos realizando a nossa Jornada Nacional de Luta “Grito da Pesca Artesanal 2020: Em defesa da pesca artesanal e pela vida”. Até o domingo (22), Dia Nacional de Luta em Defesa da Pesca Artesanal, planejaremos ações e faremos debates sobre os impactos da atual crise na vida e no trabalho de milhares de pescadoras e pescadores do país.
 
📢 Convocamos o conjunto da militância do MPP em todos os estados para construir atuações simbólicas nestes dias e convidamos toda a sociedade civil a apoiar e divulgar virtualmente a jornada que irá acontecer online a nível nacional e respeitando todos os cuidados com a saúde e o combate à contaminação pela Covid-19 nos territórios.
 
Programação:
16/11 – Início da Jornada Nacional de Luta “Grito da Pesca Artesanal 2020: Em defesa da pesca artesanal e pela vida”, com ações locais que serão articuladas pelos territórios de todo o país.
19/11 – Divulgação de vídeo com algumas denúncias feitas pelas pescadoras e pescadores sobre a situação dos seus territórios.
21/11 – Live “Em defesa da pesca artesanal e pela vida”
22/11 – Divulgação do Manifesto das Águas: Em defesa da pesca artesanal e pela vida
 
🔊 🗣️🔊 Dia Nacional de Luta em Defesa da Pesca Artesanal
Marcado como um dia de mobilizações, articulações e incidência política em defesa da pesca artesanal, a data do dia 22 de novembro também é de luta pelo território tradicional pesqueiro e pelos direitos de seus povos. Faz memória à Revolta da Chibata, momento histórico que alimenta a nossa luta contra todas as formas de exploração e opressão, ao líder Antônio Cândido que segue como semente para novos dias.
 
💬😉🇧🇷 💬 Conjuntura política
O governo Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o secretário da Pesca, Jorge Seif, tem feito uma frente ampla para criminalizar pescadoras e pescadores artesanais, flexibilizar a legislação ambiental para atender as demandas econômicas do agronegócio e da especulação imobiliária bem como uma agenda permanente de retirada de direitos.
 
Para enfrentar essa conjuntura é preciso formação política, mobilização e trabalho de base como formas de articular as lutas em defesa de nossos territórios de vida e trabalho. Somando a agenda ultraliberal do governo Bolsonaro, a pandemia tem agravado a situação de vida de muitas pescadoras e muitos pescadores artesanais, pelo fato da ausência de políticas públicas de saúde e medidas eficazes contra a disseminação do novo coronavírus.
 
“No Rio e no Mar, Pescadoras e Pescadores em luta por um projeto popular para a pesca artesanal.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário