Pescadores do MPP do Pará estiveram reunidos no dia 28 de janeiro, em Santarém (PA), com o
Secretário de Núcleo de Governo do estado, Henderson Pinto. Na ocasião, os pescadores entregaram a pauta com as reivindicações do MPP no estado, que inclui a participação do movimento no Conselho Estadual de Pesca .
"Para nós, do MPP, ter uma representação no Conselho Estadual de Pesca do Pará é de grande importância, pois teríamos uma voz ativa que lutaria pela participação nas tomadas de decisão. E a prioridade seria representar de fato os interesses dos pescadores e pescadoras artesanais", explica a pescadora e coordenadora do MPP nacional, Josana da Costa.
A ideia do grupo de pescadores e pescadoras artesanais é que o setor pesqueiro do Baixo Amazonas seja fortalecido. Para conseguir esse objetivo, o MPP propõe que seja criada uma Delegacia Regional do Conselho de Pesca em Santarém (PA) para atender melhor as demandas do Baixo Amazonas. Os pescadores e pescadoras artesanais também propõem que o governo apoie os acordos de pesca,uma medida que ajudará a garantir os estoques pesqueiros.
Outra reivindicação da pauta é a estatística pesqueira. Os pescadores querem que o estado monitore a produção da pesca no estado para ter dados mais precisos sobre a pesca artesanal. "Esse encontro foi positivo, pois senti que os companheiros ficaram mais animados e com espírito de lutar para não se perder o que já foi conquistado", comemora Josana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário