quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Pescadores e pescadoras de Pelotas (RS) ocupam Câmara de Vereadores para reivindicarem o Auxílio Emergencial prometido aos atingidos pelas enchentes

Mais de 3000 pescadores e suas famílias foram impactados pelas enchentes 

Cerca de 300 pescadores e pescadoras artesanais do MPP do Rio Grande do Sul ocuparam, às 8 horas da manhã de hoje (22/02), a Câmara de Vereadores de Pelotas (RS).

Os pescadores reivindicaram apoio dos vereadores ao pedido de Auxílio Emergencial que foi prometido pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula e pelo Secretário da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, ainda no mês de novembro de 2023, na visita que realizaram na região, devido às enchentes que vêm assolando o município desde setembro do ano passado (2023). A Colônia de Pescadores Z3 calcula que cerca de 3000 pescadores e pescadoras artesanais em conjunto com as suas famílias estão sendo atingidos pela situação.

“Estamos desde outubro sem pescar na Lagoa dos Patos. Ministro e Secretário da Pesca estiverem na região. Até o momento, só promessas. Queremos liberação, já!”, reivindica Nilmar Conceição, uma das lideranças do ato. Ele ainda relata que apesar de estar no período da safra de camarão, o crustáceo está em falta na região. “Não tem um camarão para contar história. Os laudos técnicos apontam para uma frustração de safra”, relata.

A situação de vulnerabilidade social dos trabalhadores da pesca e a frustração com a ausência do auxílio estão explicitadas nas frases dos cartazes utilizados na mobilização: “A fome não espera a burocracia”. Nilmar relata que além da visita de novembro, quando foram feitas as primeiras reivindicações ao governo federal, também foi entregue um documento no Grito da Pesca ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), já em Brasília, e em janeiro de 2024, também em Brasília, mais uma vez foi solicitado o auxílio. “É muito tempo sem resposta”, critica o pescador.


Como solução para as reivindicações da ocupação, os vereadores de Pelotas estão se comprometendo a apoiarem a luta pelo pedido de Auxílio Emergencial que já foi solicitado, mas que até o momento não foi entregue aos pescadores e pescadoras artesanais. Os vereadores prometeram também contatarem os responsáveis em Brasília, além de acompanharem a delegação que irá novamente à Brasília fazer a reivindicação.

Às 12 horas, a ocupação foi encerrada após a assinatura de uma moção de apoio de todos os vereadores que estavam presentes. “Houve acordo e recebemos o documento de moção. Ficaremos vigilantes!”, promete Nilmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário