segunda-feira, 17 de junho de 2019

Evento no ES discute o impacto dos portos nas comunidades pesqueiras

Por Francisco Nonato em colaboração com a Assessoria de Comunicação do CPP

Representantes do MPP e do CPP participaram nesse sábado (15/06), em Itapemirim (ES), do
seminário “Quer saber mais sobre portos?” com a presença de diversas organizações comunitárias, pescadores e acadêmicos.

O seminário contou com a presença de convidados nacionais e internacionais e teve como objetivo, socializar as experiências de lutas e resistências das comunidades tradicionais, seus territórios e seus modos de vida ameaçados pelos impactos causados pelos portos. “É visível que a instalação desses portos afeta diretamente a vida de diversas comunidades tradicionais pesqueiras, com a perca dos estoques pesqueiros, contaminação das águas e a presença de metais pesados nos pescados”, aponta o agente do CPP, Francisco Nonato, que participou do evento.

“As mulheres são as principais impactadas por esses empreendimentos, devido o nível de vulnerabilidade e violência que estamos expostas em nossos lugares de trabalho”, explicou a pescadora do MPP, Eliete Paraguaçu, em fala durante o evento.

O compromisso assumido pelas diversas organizações foi a construção de plataformas amplas de debates nas comunidades impactadas, na construção de cartografias sociais populares e tribunais populares como espaços possíveis de defesa dos territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário