terça-feira, 11 de agosto de 2015

Marcha das Margaridas 2015 une pescadoras do Brasil contra decretos do governo que ameaçam seus direitos

Por assessoria de comunicação do CPP Nacional 
Cerca de 200 pescadoras de diversos estados do Brasil seguem para a Marcha Das Margaridas, que acontece nos dias 11 e 12 de agosto em Brasília, para denunciar a arbitrariedade do decreto 8425. O decreto nega a essas mulheres o direito a auto se identificarem como pescadoras, e sem identidade, direitos são negados; nesse caso, o acesso ao Registro Geral da Pesca (RGP) que assegura direitos trabalhistas e previdenciários para as trabalhadoras e trabalhadores do mundo da pesca. 

“Nós vamos participar da Marcha para mostrar nossa insatisfação. Nossa união com outras mulheres na Marcha é o que vai fortalecer nossa luta. A Marcha significa a união de nossas forças”, comentou a pescadora de Óbidos/Pará, Josana Ferrão. A caravana das mulheres pescadoras é uma mobilização da Articulação Nacional das Pescadoras, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e da Comissão Nacional de Fortalecimento da RESEX Marinhas e Costeiras (CONFREM). 

Sobre a Marcha das Margaridas*
A Marcha das Margaridas é uma mobilização de mulheres trabalhadoras rurais inspirada na líder sindical paraibana Margarida Maria Alves, assassinada em agosto de 1983 por seu trabalho na defesa dos trabalhadores e dos direitos humanos. Desde 2000, milhares de margaridas de todo o país se reúnem em Brasília em agosto e tomam a Esplanada dos Ministérios para reivindicar políticas públicas para as mulheres do campo e da floresta. As margaridas marcharam em 2000, 2003, 2007 e 2011. Em 2015, elas voltam às ruas de Brasília.

*Fonte: site da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário