sexta-feira, 5 de junho de 2015

Campanha pelo Território Pesqueiro mobiliza pescadores e fiéis em Aparecida



Por assessoria de comunicação do CPP Nacional 

Cerca de 200 pescadores estiveram reunidos em Aparecida
 Vindas/os de diferentes estados do Brasil, cerca de 200 pescadoras e pescadores estiveram no Santuário Nacional de Aparecida/SP, entre os dias 28 a 31 de maio, com a missão de conscientizar fiéis sobre a situação das comunidades pesqueiras do país e coletar assinaturas para a Campanha Nacional pela Regularização do Território Tradicional Pesqueiro. A caravana, organizada pelo Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), teve o apoio do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da prefeitura da cidade de Aparecida e do Santuário Nacional.  

Visita ao Rio Paraíba
Logo no primeiro dia, 28, o grupo visitou o Rio Paraíba, local onde foi encontrada a Santa Padroeira do Brasil, também por pescadores, no ano de 1717. A visita foi vista como um momento simbólico para a fé e a luta das comunidades pesqueiras. “O lugar é lindo, me senti muito feliz de conhecer um lugar com tanto significado para nós”, comentou a pescadora do Piauí, Celeste de Souza.  

Participação na missa do dia 29
A busca pelas assinaturas teve início no dia 29 e foi precedida por uma missa televisionada pela TV Aparecida com a participação do MPP e do CPP. A secretária executiva da Pastoral dos Pescadores, Maria José Pacheco, falou na ocasião sobre a Campanha pelo Território Pesqueiro e convidou os devotos a assinarem o seu abaixo-assinado. A celebração também abriu espaço para que um jovem militante do MPP declamasse uma poesia. A partir daí, a caravana se espalhou pelo Santuário Nacional e com o suporte de pontos de apoio passou a abordar fiéis e coletar assinaturas para o projeto de lei que quer regularizar o território pesqueiro. 

Fala de M José

“Eu quis assinar o abaixo-assinado a partir de uma sensibilidade com a causa. Os pescadores são os que mais conhecem as necessidades hídricas do nosso país, que cuidam dos rios. Qualquer crescimento empresarial que descarta a participação dessa parte importante da sociedade de forma alguma é viável”, pontuou o padre Alércio de Caravalho, da Diocese de Volta Redonda/RJ, que estava de passagem pelo Santuário e levou fichas do abaixo-assinado para coletar em sua região.  

Caravana tem apoio de veículos de comunicação de Aparecida e do Santuário Nacional 

Entrevista de Josemar à TV Aparecida
A visita das pescadoras e dos pescadores ao Santuário foi noticiada por programas da TV e da Rádio Aparecida, onde integrantes do MPP puderam falar para todo Brasil sobre o processo de violência que estão sofrendo. “Hoje o território pesqueiro está ameaçado com os grandes projetos e com a privatização das águas públicas que impedem o desenvolvimento da pesca artesanal. Diante dessa ameaça, nós precisamos nos basear em um instrumento legal para manter nosso modo de vida”, falou o pescador de Minas Gerais, Josemar Durães, ao programa TJ Aparecida.  
Irmão Geremias


A causa também ganhou visibilidade com o apoio do Santuário que orientou padres a darem avisos sobre a Campanha no início e no final de cada celebração. “O Santuário está aberto para todos os grupos, sobretudo para os que sofrem com as diversas formas de opressão. No caso dos pescadores, percebo que seus direitos são roubados pelo poder público e por interesses de particulares, por pessoas gananciosas que não levam em conta a pessoa humana, mas só o lucro. Famílias que há séculos vivem da pescaria, na beira do rio, na encosta do mar, são muitas vezes expulsas por causa de pessoas que enxergam ali uma fonte de renda para enriquecer ainda mais e não levam em conta os povos que sobrevivem da realidade pesqueira”, expressou o missionário redentorista do Santuário, Irmão Geremias, em apoio à caravana.     



Visita à Aparecida e o fortalecimento da Campanha pelo Território 

Pontos de coleta de assinaturas
Para a pescadora de Pernambuco, Ângela Fonseca, os esforços para os grupos chegarem à aparecida foram válidos e os dias de trabalho a empolgaram para a luta em defesa do território pesqueiro. “Conseguimos não só a assinatura das pessoas, mas falar do nosso problema. Acho que saímos daqui mais unidos, e vamos voltar para nossas casas motivados para continuarmos o trabalho por lá”.
O MPP planeja participar de mais eventos que reúnam grande número de pessoas para potencializar a coleta de assinaturas e expandir mais a Campanha pelo Território. A experiência em Aparecida deu base para que o mesmo trabalho possa ser refletido em todo Brasil. O MPP, o CPP e os parceiros presentes na caravana saíram fortalecidos na luta com a benção de Nossa Senhora Aparecida, mãe negra resgatada pelos pescadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário