sexta-feira, 29 de maio de 2015

Povos tradicionais do NE mobilizam-se em defesa do Rio São Francisco

Cerca de cem pescadores artesanais da Bahia, Alagoas e Sergipe, agricultores, indígenas, povo de terreiro, quilombolas e ribeirinhos ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e o Instituto Ação realizaram no último dia 28 uma forte mobilização na Plenária do Comitê de Bacia do São Francisco, em Paulo Afonso-BA. 

O Movimento, após apresentar a Carta do Povo do Rio: "EU VIROCARRANCA HOJE, PARA DEFENDER O VELHO CHICO", com denúncias sobre a situação calamitosa do Rio São Francisco, palavras de ordem e musicas do São Francisco, esvaziou a plenária da Consulta Pública do Plano Decenal da Bacia Hidrográfica do São Francisco. A mobilização teve como objetivo chamar a atenção do Comitê de Bacia sobre uma Verdadeira REVITALIZAÇÃO do Velho Chico. 

Desde a manhã do dia 28, os pescadores vinham se reunindo em Assembleia para discutir a situação do Rio e se preparando para a mobilização. Dom Guido Zedron participou da Assembleia apoiando os pescadores na luta. “Eu entendo quando vocês dizem que vão fazer uma mobilização porque são muitos os problemas e o povo sofrendo, então, eu os apoios nisso”, disse o Bispo da Diocese de Paulo Afonso. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário