quinta-feira, 23 de abril de 2015

Coletivo Nigéria busca financiamento para filme sobre direitos humanos

Com informações do Coletivo Nigéria 

Para contribuir com o filme, doe através do cartase até o dia 11 de maio. Clique aqui para doar.  

defensorxs

Produzido pelo Nigéria, coletivo e produtora cearense de mídia independente, DEFENSORXS é o novo filme sobre direitos humanos no Brasil. O documentário passa por cinco regiões do país e mostra a luta de  homens e mulheres que defendem a justiça social, ou seja, a garantia dos direitos fundamentais para todos os humanos. Dividido em cinco capítulos, DEFENSORXS ativa a indignação dos lutadores sociais, mas também a potência que faz avançar as reivindicações dos mais oprimidos. O coletivo precisa de apoio para finalizar a produção e fazer com que as vozes invisíveis ganhem espaço na sociedade.  Clique aqui para apoiar. 

Conheça mais: capítulos 

Tekoha
Após uma abertura breve que convida o espectador, o filme inicia mostrando o capítulo sobre a luta indígena. Em Mato Grosso do Sul, a tribo Guarani e Kaiowá passa por um momento de tensão e conflitos pelo território. Há um paralelo entre a renovação da tribo, com as imagens das crianças, e as angustia da morte recente de indígenas, evidenciada no enterro de uma indígena. A morte de Marinalva aconteceu exatamente durante as gravações de DEFENSORXS.

Engravatados
Em seguida, na cidade de Fortaleza, o filme adentra os corredores e salas frias do Poder Público e mostra o cotidiano de parlamentares e o sistema judiciário em relação aos direitos humanos. A participação social é retratada numa audiência pública em que organizações que defendem os direitos de crianças e adolescentes reivindicam mais orçamento para políticas públicas.

Todas as cores em preto e branco 
Fernanda, com uma coroa na cabeça e roupa de rainha de bateria, abre o capítulo 3. Márcio e Rafaelly conduzem a narrativa e mostram como as atividades de ONGs e Associações são fundamentais para os direitos dos LGBTs. O preto e branco atiça nossa imaginação sobre todas as cores dessa luta.

Impactos na Amazônia 
Em Vitória de Belo Monte, na região Norte, o espectador chora junto dos defensorxs. O rio e as lágrimas são agredidos pelo som das máquinas que constroem uma usina que leva parte do nome do local. O Xingú sofre o impacto do 'progresso' e os ribeirinhos estão sem peixe nem território.

A luta é pra valer 
A garra e as conquistas do movimento de moradia encaminham o filme para o fim. O maior espaço urbano do país é também um dos mais desiguais e muitas pessoas precisam de um lugar para viver, um teto. O MTST tem conquistado vitórias nesse campo e é um dos principais movimentos sociais no momento, que leva muitas pessoas para as ruas.

Curiosidades 

Depoimentos: antes do filme, foram produzidos depoimentos individuais de defensores e defensoras de direitos humanos que guiaram boa parte da pesquisa para o filme. Esse vídeos estão disponíveis no canal da campanha SOMOS TODXS DEFENSORXS. 

Vídeo para Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras -  O Coletivo Nigéria também produziu o vídeo institucional da Campanha em defesa do território tradicional pesqueiro. Confira aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário