Por MPP/Bahia
Com muita organização e alegria, a Comunidade Pesqueira Quilombola de Santiago do Iguape, em Cachoeira/BA, escolheu o mês de junho para sair às ruas coletando assinaturas e afirmando seu engajamento com a Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras.
O dia 04 marcou o início do mutirão e contou com a presença de lideranças do Movimento de Pescadores e Pescadoras (MPP) de outras comunidades. “Além da coleta de assinaturas, temos a tarefa de mobilizar a comunidade em torno do tema da Campanha, para isso contamos com o apoio da escola local e da rádio comunitária”, afirma uma das lideranças.
Utilizando a metodologia “corpo a corpo” ou “de casa em casa”, em apenas um dia de mutirão foram coletadas 500 assinaturas, o que corresponde a aproximadamente 30% do eleitorado local. A expectativa é que até o final do mês sejam coletados as assinaturas de todos os moradores da localidade.
Outro aspecto relevante da experiência foi a participação das lideranças de outras comunidades no sentido de animar as lideranças locais e a troca de saberes referente ao conteúdo da campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário