quarta-feira, 28 de março de 2012

Litoral norte PE engajado na Campanha

Tejucupapo / Goiana - PE

Mais de 500 pescadores e pescadoras artesanais debateram a Campanha pelo Território Pesqueiro e o Programa Chapéu de Palha - Pesca Artesanal, nas cidades de Goiana e Itapissuma, litoral norte de Pernambuco, entre os dias 19 e 24 de março. 

Os animadores Gilmarcos de Lima, Gerusa  Silva, Joana Mozinho, Roseli Bezerra e Auricélia Pereira do MPP / PE, e Laurineide Santana do CPP/NE visitaram as comunidades de Povoação de São Lourenço e de Carne de Vaca e as colônias de Atapuz, de Itapissuma, do Baldo do Rio e de Tejucupapo. 


Os encontros, que foram mobilizados pelas lideranças do MPP, tinham como foco divulgar a lei 14.492/2011, que institui o Chapéu de Palha - Pesca Artesanal, para os pescadores e pescadoras artesanais do Estado de Pernambuco e a Campanha pelo Território Pesqueiro.
                                          
                                         O Chapéu de Palha, é uma programa do Estado, que visa uma bolsa para os agricultores que trabalham no corte da cana, durante a entressafra. 

Para os trabalhadores das águas o Programa vai beneficiar cerca de 12 mil pessoas, que receberão R$ 242,00 no período de maio a agosto, quando a pesca diminui por conta das chuvas e dos ventos.   
Algumas questões ainda incomodam, como o vínculo com o Programa Bolsa Família:
1º - Quem for beneficiário, apenas receberá um complemento ao valor recebido pelo Bolsa Família;
2º - Se no núcleo familiar houver mais de um pescador ou pescadora, apenas 01 (uma) pessoa receberá o benefício.  


Para abordar a Campanha, o grupo desenvolveu uma metodologia específica, onde os pescadores e pescadoras são animados a refletir sobre duas questões:


O que eles e elas entendem como território pesqueiro?

O que está acontecendo com este território?


Quando respondem a primeira pergunta, que na maioria das vezes resume-se ao local da pesca, é realizada uma contextualização da abrangência desse território. De posse desse entendimento, os pescadores e pescadoras começam a expor todas as problemáticas existentes, tornando esse momento importantíssimo para introdução da Campanha. 

Povoação de São Lourenço / Goiana - PE


É neste contexto que os animadores apresentam a campanha com suas diretrizes norteadoras,  com a campanha  do R$ 1 e a agenda até o Lançamento em Junho/2012.


A adesão é imediata e dúvidas vão surgindo como  quem pode participar, como será a feira e a infra para Brasília, como divulgar para outras comunidades, entre outras. 

Após essa apresentação foi marcada uma nova visita, que acontecerá em abril, para um trabalho mais voltado para os fundamentos da Campanha.  


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